SACOLAS OXIBIODEGRADÁVEIS

Atualmente, consumimos um número muito alto de sacolas plásticas no mundo. Para você ter uma ideia, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou uns dados que constam que a utilização de sacolas plásticas de mercado é em cerca de 1 bilhão de unidades por mês. Este número é surpreendente, visto que estamos nos referindo apenas aos supermercados.

Porém, todo o comércio, sejam lojas ou farmácias, fazem o uso de sacolas plásticas em grandes quantidades. Você já parou para pensar quantas sacolas plásticas utilizamos em nosso dia-a-dia? E quantas existem atualmente em sua residência? Nós utilizamos além do necessário e nem percebemos. Isso causa muitos impactos ambientais no planeta.

Pensando em uma forma de diminuir o impacto do uso de sacolas plásticas no mundo, foi criado um tipo de plástico oxibiodegradável. Como assim? Oxidegradável é quando o plástico sofre degradação através do oxigênio, onde o processo é acelerado pela luz e temperatura. E biodegradável é quando o plástico é degradado por bactérias que atuam como decompositores.

 As sacolas oxibiodegradáveis são feitas com aditivos que fazem com que sua degradação ocorra através do oxigênio. Ela degrada-se em minúsculas partículas que depois de algum tempo, serão digeridas por bactérias. Isso impede que o plástico fique intacto por muitos anos, poluindo nosso meio ambiente. Ela tem uma grande vantagem por ter um curto tempo de utilização se comparado com o plástico comum. E ai? Gostou de saber que existem outros tipos de plásticos menos agressivos ao nosso planeta?

Compartilhe: